Mulher de cabelos cacheados segura xícara de café, com olhos fechados e expressão de contentamento.

A cafeína está presente no cotidiano de muitas pessoas. Apesar de bastante comum na gastronomia, as suas aplicações também se estendem para a área da saúde, o que gera uma dúvida bastante comum: para que serve a cafeína, afinal1? 

Só para você ter uma ideia da sua popularidade, aproximadamente 80% da população mundial consome refeições ou bebidas que contêm essa substância. Além disso, o composto é um estimulante que provoca diversas reações fisiológicas no corpo1. 

Nesse sentido, a administração da cafeína em medicamentos visa a auxiliar o tratamento de uma variedade de doenças clínicas. Portanto, a sua combinação com outros tipos de remédios é bastante comum, como no caso de analgésicos, a fim de potencializar os seus efeitos1,2,3,4. 

Quer entender melhor como a cafeína funciona? Continue a leitura, pois explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto! 

Resumo 

  • A cafeína é uma substância estimulante que age contra a sonolência e o relaxamento ao bloquear os receptores de adenosina1,2,3,4. 

  • Os benefícios da cafeína para a saúde incluem a melhora do estado de alerta, da concentração, da fadiga, das inflamações e da sonolência1,2,5. 

  • A indústria farmacológica associa a cafeína em remédios devido ao seu potencial para reforçar o efeito analgésico1,2,3,4. 

  • Os medicamentos com cafeína englobam a dipirona3, o paracetamol2,3, a aspirina3 e o ibuprofeno3. 

  • A cafeína pode ajudar no alívio dos sintomas da gripe e do resfriado, principalmente no combate à fadiga e à sonolência1,2,3,5. 

  •  Benegrip tem cafeína e é uma excelente escolha para reduzir a sensação de mal-estar e cansaço, manifestações comuns da gripe6. 

Conteúdos relacionados 

O que é a cafeína e para que serve? 

A cafeína é uma substância que serve para estimular o sistema nervoso central, reduzir a sonolência e aumentar o estado de alerta, o foco e a concentração. O seu mecanismo de ação bloqueia os receptores de adenosina, neurotransmissor responsável pela sensação de cansaço no corpo1,2 

Com ação ergogênica, o ativo impulsiona o desempenho físico. Sendo assim, as suas propriedades diuréticas podem elevar a frequência cardíaca e acelerar o metabolismo1,2. 

Quais são os benefícios da cafeína para a saúde? 

Os benefícios da cafeína para a saúde são diversos. Abaixo, selecionamos os principais, confira! 

1. Redução da fadiga e letargia 

A cafeína contribui para a redução da letargia ao possibilitar uma maior concentração de neurotransmissores como a dopamina1. Esse mecanismo resulta em maior estado de alerta, melhor desempenho psicomotor e sensação de disposição1,2. 

Dessa forma, a cafeína age como antagonista não seletiva dos receptores de adenosina A1 e A2A, impedindo a ação depressora natural da adenosina sobre o cérebro1. Em outras palavras, propicia a diminuição da fadiga1,2. 

2. Potencial anti-inflamatório 

Um dos principais benefícios da cafeína para a saúde está no seu potencial de reduzir moléculas pró-inflamatórias, o que favorece, inclusive, o bom funcionamento do fígado. Ao aumentar também a atividade dos fibroblastos, as células que criam colágeno, essa substância favorece a cicatrização de feridas e a cura da inflamação1. 

Portanto, a cafeína é bastante utilizada como um adjuvante analgésico em diversos medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais3. 

3. Propriedades antioxidantes e neuroprotetoras 

Estudos indicam que o consumo regular de café ajuda na prevenção de doenças neurodegenerativas, como Parkinson. Esse efeito se associa à capacidade da cafeína de amenizar o estresse oxidativo e modular a atuação de neurotransmissores no cérebro1,2,3. 

4. Ação diurética e termogênica 

Devido às propriedades que permitem ação diurética, a cafeína colabora para o processo de eliminação de líquidos pelo organismo, pois intensifica a produção de urina1,2. 

Outro ponto relevante é a sua ação termogênica, que acelera o metabolismo e estimula a queima de calorias2. 

5. Sistema cardiovascular 

A ingestão de cafeína em doses controladas pode afetar positivamente o sistema cardiovascular, como o aumento da frequência cardíaca e da força de contração do coração2. 

Por outro lado, vale destacar que os benefícios da cafeína para a saúde só se mantêm com o consumo moderado. Doses elevadas, especialmente em indivíduos não acostumados, trazem risco de elevar a pressão e acelerar o coração. Logo, a orientação profissional é fundamental para a segurança do consumo1,2. 

Remédio com cafeína para a gripe: qual a relação? 

Procura um remédio com cafeína para a gripe? Então, saiba que essa substância é amplamente utilizada em medicamentos analgésicos, já que potencializa a atividade farmacológica1,2,3,4. 

Sendo assim, é comumente associada a fármacos como o paracetamol para reforçar o efeito analgésico, especialmente no tratamento de cefaleias e dores pós-operatórias4. 

O seu uso  também é frequente em remédios de venda livre e prescritos para o tratamento de dores de cabeça, gripes e alergias. Afinal, promove a melhora da sonolência e do estado de alerta, conforme mencionamos no tópico sobre os benefícios da cafeína para a saúde1,2. 

Quais são os medicamentos com cafeína? 

Alguns medicamentos com cafeína auxiliam no tratamento para a gripe. Os mais comuns incluem: 

  • aspirina3; 

  • ibuprofeno3. 

Agora que você já sabe para que serve a cafeína e qual a sua importância em medicamentos, veja em detalhes como a substância contribui na recuperação da gripe! 

Como a cafeína pode ajudar na recuperação da gripe? 

A cafeína pode ajudar na recuperação da gripe principalmente no combate da fadiga e da sonolência1,2. 

Nesse sentido, uma pesquisa avaliou pessoas com resfriado comum. Aquelas que consumiram café com cafeína apresentaram estado de alerta e desempenho motor semelhantes aos saudáveis. Indivíduos que ingeriram bebidas sem cafeína também melhoraram, mas de forma menos significativa5. 

No caso dos medicamentos com cafeína, há o aumento da absorção e do tempo de ação do paracetamol se administrado de forma concomitante com esse ativo.4 Já a combinação de dipirona (metamizol) com cafeína favorece o alívio da dor em situações de inflamação, como ocorre na gripe3. 

Segundo um estudo, mesmo quando usada em doses menores, a cafeína potencializa a atuação da dipirona no organismo. Ou seja, torna a ação analgésica mais eficiente do que a dipirona sozinha3. 

Leia na sequência: Descubra se a dipirona monoidratada serve para dor de garganta 

Benegrip tem cafeína? Saiba mais sobre esse medicamento! 

Você compreendeu para que serve a cafeína e como os seus efeitos são capazes de promover benefícios em quadros de gripe, certo? Afinal, as ações estimulantes e anti-inflamatórias são aliadas importantes durante a recuperação. 

Logo, recomendamos que você busque medicamentos que contêm esse princípio ativo ao tratar os sintomas da gripe. É o caso do Benegrip, que tem cafeína para reduzir a sensação de mal-estar, cansaço e sonolência. Além disso, a sua indicação é ideal para quem busca alívio de dores de cabeça, febre e desconfortos alérgicos6. 

Quer saber mais sobre as recomendações de uso? Confira a loja online e conheça a linha antigripal da Benegrip. 

Benegrip. dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina, cafeína. Indicações: tratamento sintomático da gripe e resfriado. MS 1.7817.0092. Junho/2025. 

Imagem ilustrativa com embalagens de todos os produtos Benegrip

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

1. Reddy VS, Shiva S, Manikantan S, Ramakrishna S. Pharmacology of Caffeine and Its Effects on the Human Body. European Journal of Medicinal Chemistry Reports. 2024. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2772417424000104. Acesso em junho de 2025.


2. Andrade J dos S, Pereira WC da S, Souza JMT de, Zama JH, Vieira RJ, Thomé GZ, et al. EFEITOS DA CAFEÍNA NO ORGANISMO HUMANO. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR [Internet]. 2023 Jul 27;27(7):3931–46. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10115. Acesso em junho de 2025.


3. Ialongo D, Tudino V, Arpacioglu M, Messore A, Patacchini E, Costi R, et al. Synergistic Effects of Caffeine in Combination with Conventional Drugs: Perspectives of a Drug That Never Ages. Pharmaceuticals [Internet]. 2023. Disponível em: https://www.mdpi.com/1424-8247/16/5/730. Acesso em junho de 2025.


4. Rodrigues H, Gonçalves FB, Moraes CF. Associação de cafeína ao paracetamol no tratamento da dor. Revista de Medicina e Saúde de Brasília [Internet]. 2016. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rmsbr/article/view/3438. Acesso em junho de 2025.


5. Smith A, Thomas M, Perry K, Whitney H. Caffeine and the common cold. Journal of Psychopharmacology (Oxford, England) [Internet]. 1997;11(4):319–24. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9443519/. Acesso em junho de 2025.


6. Bula Benegrip. Disponível em: https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip%2520e%2520cafe%25C3%25ADna%2520(estimulante&sa=D&source=editors&ust=1750001443459337&usg=AOvVaw2WQpr_gISiasSmbmxBSqil). Acesso em junho de 2025.


Encontre o Benegrip ideal

Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!

Embalagem do Benegrip Multi Dia

Benegrip® Multi Dia

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Noite

Benegrip® Multi Noite

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi

Benegrip® Multi

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Febre e Dor

Benegrip® Multi Febre e Dor

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais